segunda-feira, 9 de maio de 2016

Registros Meiose



REGISTRO MEIOSE – 8º ANO

1.    FUNÇÃO: Formação dos gametas (células reprodutivas).
A meiose compreende duas divisões sucessivas (uma após a outra), são elas:

·         MEIOSE I – Essa é uma divisão dita reducional, pois o número de cromossomos é reduzido à metade. É realizada em quatro fases:
*      PRÓFASE I: Ocorrem os mesmos eventos da prófase da mitose, ou seja, desaparecem a carioteca e o nucléolo, os centríolos duplicados migram para os polos opostos da célula.

PSIU!! NESSA FASE OCORREM QUATRO OUTRAS SUBFASES E EM UMA DELAS OCORRE O “CROSSING OVER OU PERMUTA GÊNICA”. HÁ TROCA DE PEDAÇOS DE DNA ENTRE OS CROMOSSOMOS, GARANTINDO A VARIABILIDADE GENÉTICA. ISSO É IMPORTANTE, POIS FAVORECE A SELEÇÃO NATURAL DE INDIVÍDUOS RESISTENTES.

*      METÁFASE I: Os cromossomos não homólogos emparelham-se no equador da célula. O fuso meiótico prende-se ao centrômero dos cromossomos.
*      ANÁFASE I: O fuso meiótico encurta-se e os cromossomos inteiros são arrastados para os pólos opostos da célula. Observe que é aí que ocorre a redução do nº de cromossomos!
*      TELÓFASE I: Formam-se duas células com metade do nº de cromossomos da célula-mãe. Ainda não são os gametas. Cada uma delas passará por nova divisão a MEIOSE II.
PSIU!! A CÉLULA NÃO ENTRA EM INTERFASE AGORA. ELA ENTRA DIRETO NA MEIOSE II QUE É IGUAL Á MITOSE.

·         MEIOSE II: Essa divisão é dita equacional. Cada célula formará duas outras com o seu mesmo nº de cromossomos, porém com metade do nº de cromossomos da primeira célula que se dividiu.

OBSERVE A IMAGEM COM AS DIVISÕES I E II:






PSIU!! A MEIOSE OBRIGATORIAMENTE SÓ ACONTECE EM CÉLULAS DIPLOIDES, POIS NAS HAPLOIDES, SE HOUVESSE REDUÇÃO À METADE FORMARIAM-SE DUAS CÉLULAS COM MEIO CROMOSSOMO E ISSO É IMPOSSÍVEL. O NÚMERO DIPLOIDE DE CROMOSSOMOS É RESTABELECIDO NA FECUNDAÇÃO.

Um comentário: