terça-feira, 18 de outubro de 2016

Registros Propriedades do ar 6º ano



REGISTROS PROPRIEDADES DO AR 6º ANO

1. Compressibilidade: é a capacidade que o ar tem de diminuir o volume(espaço ocupado) em um recipiente ao ser aplicada sobre ele uma força de compressão.
Psiu!! Utilizamos essa propriedade no cotidiano em: compressores de ar para encher pneus de automóveis e balões de aniversário, compressores de ar de dentistas, armas de ar comprimido, entre outras.




 



Ex.: Observe que o volume ocupado pelo ar na seringa diminuiu ao comprimirmos o seu êmbolo.

2. Elasticidade: é a capacidade que o ar tem de voltar a ocupar o volume inicial ao cessarem as forças de compressão sobre ele. Psiu!! Só existirá elasticidade se antes o ar for comprimido!

Observe que se soltarmos o êmbolo da seringa no exemplo anterior, o volume ocupado pelo ar volta a ser o inicial.

3. Expansibilidade: é a tendência que o ar tem de afastar as suas moléculas entre si ao máximo, ou seja, expandi-las indefinidamente, quando o mesmo é aquecido.

Podemos observar essa propriedade na formação das brisas marítima e continental, bem como no mecanismo de flutuação de balões de São João.

·         Brisa Marítima: durante o dia a areia da praia esquenta muito rápido, logo aquece o ar sobre ela, o mesmo expande, sobe e dá lugar ao vento (brisa) que sopra do mar. Os pescadores se utilizam dela para voltar da pescaria.
·         Brisa continental: durante a noite a água do mar está muito quente, aquece o ar sobre ela, esse se expande, sobe e dá lugar ao vento (brisa) que sopra do continente. O pescador se aproveita dela para ir pescar.
·         Os balões de São João aquecem o ar dentro deles, então pela expansibilidade o balão sobe indefinidamente.

4. Pressão atmosférica: é a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre e sobre todos os corpos que nela estão.
Psiu!! Atua em todas as direções, por isso anula as forças que poderiam nos esmagar!

Relação altitude e pressão atmosférica: quanto mais alto menor a pressão atmosférica e vice-versa.
Observação: Sempre que diminuirmos a pressão interna em um recipiente ou mesmo no corpo humano, a pressão atmosférica atuará com maior intensidade provocando alguns efeitos como: dor nos ouvidos ao voarmos de avião, entrada de um ovo em uma garrafa após apagar uma chama no interior da garrafa, sucção de líquidos ao canudo, entre outros.

22 comentários:

  1. professor porque o senhor não faz uma revisão para a prova ?

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  2. professor porque o senhor não faz uma revisão para a prova ?

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  3. obrigada professor isso vai ajudar muito agora so para da a revisao final

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  4. Professor boa tarde é Fábio do 6°c eu vim perguntar do meu grupo

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    1. Oi Fábio desculpa a demora. A sua equipe é a dos promotores. A função de vocês é acusar o réu, nesse caso, uma das hipóteses que sortearemos amanhã, na hora da atividade. Ou o réu será biogênese ou será abiogênese. Qualquer dúvida deixa um comentário.

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  5. Tipo de cair abiogênese eu vou dizer que ela está errada?

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  6. Fazer perguntas para contrariar essa hipótese?

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  7. bom dia professor Ricardo sou Eduardo do 6 c e estou com duvida em compreender o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.Pode me ajudar, por favor?

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  8. boa tarde professor o senhor pode por favor me responder?

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  9. professor Ricardo que dia vai ser sua prova?

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  10. Professor eu entendi do texto o seguinte:a cronobiologia é a área das ciências médicas e biológicas que foi reconhecida oficialmente em 1960.Mas,na verdade,o primeiro cientista a suspeitar da existência de autênticos relógios biológicos foi um astrônomo o francês Jean-Jacques De Mairan,que,em 1729,observou que uma planta,mimosa-sensitiva,ao lado do seu telescópio abria de acordo com a luminosidade

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Atividade
    As partes que eu marquei tem haver com rotação e translação, porque eu marquei sobre ritmos biológicos, que é ligado a luz solar que ilumina a Terra através desses movimentos.

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  13. Oi professor, sou Alice do 6 C. Meu comentário sobre o texto: No texto eu pude perceber e aprender sobre os ritmos biológicos de cada ser vivo que funciona segundo o compasso da natureza. Durante a noite ocorre uma queda no nosso sistema imunológico. Como o ciclo humano tem mais de 24 horas (25,2 horas) é mais fácil atrasar os ritmos do organismo do que adiantá-los.

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  14. Olá professor é Helena do 6c,o assunto tá tudo ok

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  15. professor vai cair ciclos bioquimicos . de: Cotias

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  16. Professor aqui é Luize, amei esse blaog para estudo.

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