REGISTROS
PROPRIEDADES DO AR 6º ANO
1. Compressibilidade: é a capacidade
que o ar tem de diminuir o volume(espaço ocupado) em um recipiente ao ser
aplicada sobre ele uma força de compressão.
Psiu!! Utilizamos essa
propriedade no cotidiano em: compressores de ar para encher pneus de automóveis
e balões de aniversário, compressores de ar de dentistas, armas de ar
comprimido, entre outras.
Ex.: Observe que o volume ocupado
pelo ar na seringa diminuiu ao comprimirmos o seu êmbolo.
2. Elasticidade: é a capacidade
que o ar tem de voltar a ocupar o volume inicial ao cessarem as forças de
compressão sobre ele. Psiu!! Só existirá elasticidade se antes o ar for
comprimido!
Observe que se soltarmos o êmbolo
da seringa no exemplo anterior, o volume ocupado pelo ar volta a ser o inicial.
3. Expansibilidade: é a tendência
que o ar tem de afastar as suas moléculas entre si ao máximo, ou seja,
expandi-las indefinidamente, quando o mesmo é aquecido.
Podemos observar essa propriedade
na formação das brisas marítima e continental, bem como no mecanismo de
flutuação de balões de São João.
·
Brisa Marítima: durante o dia a areia da praia
esquenta muito rápido, logo aquece o ar sobre ela, o mesmo expande, sobe e dá
lugar ao vento (brisa) que sopra do mar. Os pescadores se utilizam dela para
voltar da pescaria.
·
Brisa continental: durante a noite a água do mar
está muito quente, aquece o ar sobre ela, esse se expande, sobe e dá lugar ao
vento (brisa) que sopra do continente. O pescador se aproveita dela para ir
pescar.
·
Os balões de São João aquecem o ar dentro deles,
então pela expansibilidade o balão sobe indefinidamente.
4. Pressão atmosférica: é a força
que o ar exerce sobre a superfície terrestre e sobre todos os corpos que nela
estão.
Psiu!! Atua em todas as direções,
por isso anula as forças que poderiam nos esmagar!
Relação altitude e pressão
atmosférica: quanto mais alto menor a pressão atmosférica e vice-versa.
Observação: Sempre que
diminuirmos a pressão interna em um recipiente ou mesmo no corpo humano, a
pressão atmosférica atuará com maior intensidade provocando alguns efeitos
como: dor nos ouvidos ao voarmos de avião, entrada de um ovo em uma garrafa
após apagar uma chama no interior da garrafa, sucção de líquidos ao canudo,
entre outros.
obrigado professor !!
ResponderExcluirprofessor porque o senhor não faz uma revisão para a prova ?
ResponderExcluirprofessor porque o senhor não faz uma revisão para a prova ?
ResponderExcluirobrigado professor !!
ResponderExcluirobrigada professor isso vai ajudar muito agora so para da a revisao final
ResponderExcluirProfessor boa tarde é Fábio do 6°c eu vim perguntar do meu grupo
ResponderExcluirOi Fábio desculpa a demora. A sua equipe é a dos promotores. A função de vocês é acusar o réu, nesse caso, uma das hipóteses que sortearemos amanhã, na hora da atividade. Ou o réu será biogênese ou será abiogênese. Qualquer dúvida deixa um comentário.
ExcluirTipo de cair abiogênese eu vou dizer que ela está errada?
ResponderExcluirFazer perguntas para contrariar essa hipótese?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirbom dia professor Ricardo sou Eduardo do 6 c e estou com duvida em compreender o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.Pode me ajudar, por favor?
ResponderExcluirboa tarde professor o senhor pode por favor me responder?
ResponderExcluirprofessor Ricardo que dia vai ser sua prova?
ResponderExcluirprofessor?
ResponderExcluirprofessor sua prova é amanha
ResponderExcluirProfessor eu entendi do texto o seguinte:a cronobiologia é a área das ciências médicas e biológicas que foi reconhecida oficialmente em 1960.Mas,na verdade,o primeiro cientista a suspeitar da existência de autênticos relógios biológicos foi um astrônomo o francês Jean-Jacques De Mairan,que,em 1729,observou que uma planta,mimosa-sensitiva,ao lado do seu telescópio abria de acordo com a luminosidade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividade
ResponderExcluirAs partes que eu marquei tem haver com rotação e translação, porque eu marquei sobre ritmos biológicos, que é ligado a luz solar que ilumina a Terra através desses movimentos.
Oi professor, sou Alice do 6 C. Meu comentário sobre o texto: No texto eu pude perceber e aprender sobre os ritmos biológicos de cada ser vivo que funciona segundo o compasso da natureza. Durante a noite ocorre uma queda no nosso sistema imunológico. Como o ciclo humano tem mais de 24 horas (25,2 horas) é mais fácil atrasar os ritmos do organismo do que adiantá-los.
ResponderExcluirOlá professor é Helena do 6c,o assunto tá tudo ok
ResponderExcluirprofessor vai cair ciclos bioquimicos . de: Cotias
ResponderExcluirProfessor aqui é Luize, amei esse blaog para estudo.
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