terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Atividades Características gerais dos seres vivos 9º ano



1) Uma das características dos organismos vivos é ser dotado de metabolismo próprio. As reações de metabolismo envolvem dois processos: anabolismo e catabolismo.
A respeito desse assunto responda:


a) Como você definiria Metabolismo?

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b) Diferencie Anabolismo de Catabolismo. Dê exemplos.

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2) Os seres vivos reproduzem – se e transmitem o seu patrimônio genético aos descendentes. Para tanto utilizam – se de dois processos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. A respeito desse assunto responda:

a) Em que consistem os dois processos citados acima? Explique.

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b) Qual dos dois processos confere maior vantagem evolutiva aos seres vivos? Por quê?

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3) Analise as afirmações a seguir sobre as características dos seres vivos. Então assinale a única alternativa que contém uma sequência correta.


I. Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.
II. Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da energia luminosa e moléculas simples.
III. Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.

a) II e III são corretas.
b) Apenas a II é correta.
c) I e II são corretas.
d) I, II e III são corretas.
e) Apenas a III é correta.

4) Nos seres vivos, as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes chamados:

a) sistemas.
b) organismos.
c) órgãos.
d) aparelhos.
e) tecidos.

5) Considere a seguinte frase, a ser completada:

"Sem I não há variabilidade, sem variabilidade não há II e, consequentemente, não há III ". Os termos que, substituindo as lacunas, tornam essa frase logicamente correta são os que estão na alternativa:

a) I - evolução, II - seleção e III - mutação.
b) I - evolução, II - mutação e III - seleção.
c) I - mutação, II - evolução e III - seleção.
d) I - mutação, II - seleção e III - evolução.
e) I - seleção, II - mutação e III - evolução.

6) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou, então, cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pêlos dos ratos começaram a cair. Concluiu, então, que essa vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pêlos.

Sobre essa experiência podemos afirmar apenas:

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.
c) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.

7) "Errar é humano, permanecer no erro é diabólico, mas a capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA." Esse erro do DNA é denominado:
a) mutação.
b) replicação.
c) fenocópia.
d) reprodução assexuada.
e) recombinação gênica. 

8) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:
"Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de Medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães. IV, Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seus pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar."
A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é a que está representada na alternativa:

      

I
II
III
IV
a)
hipótese
teste da hipótese
fato
Observação
b)
Fato
Teoria
observação
teste da hipótese
c)
observação
Hipótese
fato
teste da hipótese
d)
observação
Fato
teoria
Hipótese
e)
observação
Fato
hipótese
teste da hipótese



5 comentários:

  1. Conteúdo: Atividade de Ciências - TEXTO:
    A Cronobiologia e os ritmos do homem, entregue dia 26/05/2017 (minha opnião sobre)

    Sobre esse texto eu achei fantástico como nosso corpo está ligado a natureza,como o dia e a noite,e também às estações do ano. Vi por exemplo, que o ser humano dorme a noite devido ao trabalho da glândula pineal,que entre outras funções,libera o hormônio responsável pelo sono e essa glândula só é ativada durante a noite,pois a luz solar bloqueia seu funcionamento (durante o dia),e luzes artificiais são muito fracas para ter o mesmo efeito do sol.

    Resumindo aprendi e adorei o contéudo desse texto.

    (De seu aluno,do 6° ano C JP1,Luan Henrique Andrade Cerqueira)

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  2. Conteúdo: Texto entregue no dia 26/05/2017
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    Compreendi o quanto nosso corpo está ligado a natureza e entendi também que por todo o planeta o dia varia com a noite, o calor com o frio, a chuva varia com a seca, e os dias claros afastam os dias cinzentos. Descobri também que o ser humano dorme a noite devido ao trabalho da glândula pineal,que entre outras funções,libera o hormônio responsável pelo sono e essa glândula só é ativada durante a noite.
    Aluno do 6° ano C João Paulo Freitas Borges

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  3. Conteúdo: A Cronobiologia e os Ritmos do Homem
    Comentário
    Compreendi que todas as espécies de seres vivos passam por fenômenos semelhantes de tempos em tempos com a regularidade de um relógio ou calendário.Compreendi também, que entender os ritmos do homem é fundamental para o estudo do desempenho humano. Assim é possível, cada vez mais orientar as empresas sobre o desempenho dos funcionários ao longo do dia.
    Aluna do 6º ano B Naíssa Gabrielly Magalhães Rocha

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